Granola faz bem? Entenda os benefícios na alimentação diária

Granola faz bem? Entenda os benefícios na alimentação diária

granolatiasonia


No açaí, no iogurte ou como preferir, a granola faz bem para complementar a refeição e trazer um sabor mais gostoso e crocante para sua alimentação, seja no café da manhã ou no lanche da tarde. 

Nutricionalmente falando, por conter diferentes ingredientes na composição, a granola faz bem para o organismo desde que seja consumida com responsabilidade, já que contém uma mistura de cereais, sementes, oleaginosas e frutas. 

Por essa razão, a forma de preparo e escolha da granola perfeita, entre várias disponíveis no mercado, precisa ser avaliada para que seus benefícios sejam aproveitados completamente. 

Do que a granola é composta e quais os benefícios? 


Para  descobrir se, realmente, a granola faz bem para a saúde de todos, é preciso compreender quais são os seus elementos e como eles podem trazer benefícios na alimentação. 

No Brasil não existe uma legislação que determine qual a forma de preparo de uma granola, por essa razão ela pode ser feita de diferentes maneiras, usando temperos diferentes e por consequência ter objetivos diferentes a saúde de cada um. 

Normalmente, os ingredientes mais utilizados são: 

Cereais 


Aveia, cevada, farelo de trigo, flocos de arroz e flocos de milho. 

Eles são a principal fonte de carboidratos da granola, ricos em fibras, vitaminas e minerais como folatos, selênio e vitamina E, que ajudam no trânsito da flora intestinal e ainda colaboram com os níveis de açúcar no corpo. 

Oleaginosas 


Castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e amêndoas. 

Com uma boa qualidade nutricional, as oleaginosas são importantes para redução do colesterol ruim, colaboram com a regulação do ciclo menstrual, podem diminuir o estresse e evoluir o desempenho cognitivo, através da proteína e outros nutrientes como o ferro, magnésio, ômega-3 e antioxidantes.

Frutas desidratadas


Uva-passa, banana, maçã, coco, ameixas e cranberry. 

As frutas secas trazem um sabor mais doce e levemente ácido para a granola. Concentram os nutrientes naturais, incluindo açúcares e fibras. Possuem vitaminas do complexo B, responsáveis pelo bom funcionamento do sistema neurológico, ajudam no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e possuem uma estrutura biológica fundamental para a manutenção do organismo.

Sementes 


Gergelim, chia, linhaça, abóbora e girassol. 

Com uma alta gama de nutrientes, as sementes têm ação antioxidante que pode ajudar no controle do colesterol, na prevenção do cálculo renal e no controle de alguns tipos de câncer. Possuem proteínas na composição e são ricas em ácidos graxos e ômega-3.

A granola faz bem tanto quando é salgada, quanto quando é doce. O que diferencia são os complementos na hora do preparo, como adoçantes, açúcar, mel, salsinha, cebolinha, sal do himalaia ou lemon pepper. 

Leia também: 10 Benefícios da granola para a saúde e o dia a dia

Contraindicações 


Como já vimos, a granola faz bem para vários sistemas do corpo humano, intestino, circulatório e neurológico. A granola pode enriquecer uma preparação e por isso, é importante ficar atento com a quantidade consumida para aproveitar todos os seus benefícios nutricionais. A quantidade vai variar de pessoa para pessoa. Procure um nutricionista para entender a quantidade ideal para você. 

É recomendado que crianças, por exemplo, comecem a ingerir a granola depois de completarem três anos de idade, já que conseguem ter um controle maior na mastigação, é claro, desde que seja de forma controlada, pois os carboidratos devem compor de 50% a 60% do total de calorias consumidas por dia. 

Além disso, para que a alimentação infantil seja ainda mais saudável, ter a possibilidade de escolher opções orgânicas e livres de agrotóxicos colabora com o desenvolvimento do organismo. 

A granola faz bem, também, para pessoas que precisam dessas exceções. Afinal, como dito anteriormente, a forma de preparo é diversa, sendo possível encontrar opções sem glúten, orgânica e sem açúcar. 

No caso da granola sem glúten, a tapioca incrementa sabor e ainda tem como principal benefício a melhora da circulação sanguínea. 

Já a granola orgânica é composta por ingredientes selecionados com a mais alta qualidade sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos, ou fertilizantes químicos, obedecendo a princípios que buscam uma agricultura sustentável ecológica e socialmente.

Granola faz bem com o quê? 


Do café da manhã até o lanche da tarde a granola faz bem com várias opções de alimentos, que ajudam a incrementar sabor e é claro, benefícios. 

Um dos complementos mais famosos, principalmente em dias de calor, é tomar açaí e colocar um “topping” de granola. Ambos contêm vitaminas do complexo B na composição, responsáveis pela saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. 

Você também pode escolher a granola tradicional que tem ingredientes naturais, livres de transgênicos e sem aromas ou conservantes. Além disso, é adoçada com rapadura, uma opção mais natural para substituir qualquer opção de açúcar branco, ou para focar ainda mais em uma dieta é possível escolher a opção light que contém 30% a menos de gorduras totais na composição. 

O “croc” na hora de degustar o iogurte no café da manhã não pode faltar. A granola faz bem nessa combinação que é recomendada por nutricionistas por ser fonte de cálcio e fibras. Para deixar a primeira refeição do dia ainda mais saudável, é possível escolher uma granola livre de carboidratos, com probióticos na composição ou que sejam zero açúcar. 

Outra forma que a granola faz bem é comer diretamente com uma fruta. O lanche da tarde pode ter mamão, manga, morango ou banana com a granola como complemento. Essa opção pode ser aproveitada por qualquer pessoa e com diferentes objetivos, basta escolher a granola ideal. 

Por exemplo, a granola de chocolate é para quem prefere incrementar a refeição com um sabor mais adocicado e irresistível. A granola com proteína vegana tem um baixo teor de carboidratos e contém várias fontes de gorduras do bem, composta por sementes que são excelentes fontes proteicas e lipídicas. 

Para finalizar, que tal colocar a granola junto a salada na hora do almoço ou jantar? 

Prepare um prato com vegetais, folhas e incremente com a granola. Você pode escolher a opção premium que tem cranberry e nozes ou a com castanha do pará para dar um toque a mais de crocância. 

Independente de qual vai ser a sua escolha para experimentar os sabores e temperos que a granola proporciona, quando o consumo é responsável a refeição fica completa e saborosa para diferentes interesses e gostos.